terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cobogós...

Cobogó é o nome pelo qual foi batizado o elemento vazado, inicialmente feito em cimento. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que noséculo XX trabalhavam no Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antonio de is.
Fomos passar nossas férias na cidade de Saquarema no Rio de Janeiro, Maravilhoso!!!
Lá, como todas as cidades litorâneas sofre com a maresia e ventos fortes vindos do mar...o que é de metal enferruja com rapidez....
Os moradores então usaram o cobogó ou elemento vazado em seus muros e fachadas como alternativa de fechamento e substituição das grades em ferro.... Virei fã!!!











Depois que descobri o COBOGÓ vejo ele em todas as partes!! Olha aqui na Basilica em Aparecida!!
Melhora a ventilação e projeta um efeito de luz e sombra que aconchega!!


Fonte: Wikipédia

6 comentários:

  1. Lilian, eu nem sabia que o nome disso era Cobogós, mas acho o máximo. Já vi em alguns trabalhos do Marcelo Rosenbaum no Lar Doce Lar e fiquei imaginando mil e uma utilidades. Muito legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses cobogós... só não sabia que se chamavam assim. Tbm acho que dão um toque todo especial as fachadas.
    Boa noite.

    Beijos Edi

    ResponderExcluir
  3. OI LINDONA... ESTOU COM SAUDADES!!!

    JÁ FIZ UM POST SOBRE OS COBOGÓS... VC LEMBRA QUE TEVE UMA ÉPOCA QUE ELES ERAM CONSIDERADOS BREGAS!!! RSRSRS E HOJE ESTÃO COM TUDO!!!

    BJKSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Que nome engraçado, né??? Minha antiga morada tinha um cobogó, igual ao primeiro da foto!!
    Tô de volta, viu? Sua visita será bem vinda.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi Lilian!!... eu sempre fui fã de arquitetura moderna e, por consequência, de cobogós... em Brasília tem alguns modelos sensacionais!!.. é pena que aqui na região tenhamos tão poucas opções. Certa vez fui usar aqui em casa para ventilar uma área de serviço e quase não achei!!... deu muito trabalho...
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Lilian,seu blog é uma delícia!
    Adorei!
    Vou voltar com mais tempo pra olhar tudinho...vou te passar os valores dos cupcakes:
    com morango R$13,00
    com cereja R10,00,sendo o frete por sua conta.
    Um beijo,aguardo sua resposta,Ana Cléa.

    ResponderExcluir